Como personalizar situações de vendas
Atualizado:
As situações de venda vão definir o andamento da venda realizada. Veja como cadastrar e personalizar uma situação de venda.
Neste artigo, você vai aprender:
- Como cadastrar e personalizar situações de venda
Acompanhe a seguir:
Como cadastrar e personalizar situações de venda
1. Na tela inicial do sistema, acesse o menu 'Vendas', localizado no canto esquerdo.
2. E em seguida clique em ‘Opções Auxiliares' > ‘Situações’.
3. Na tela 'Listar situações de venda’, o sistema apresenta algumas situações padrões - que podem ser alteradas. Para cadastrar uma nova, clique no botão ‘Adicionar’.
4. O ERP vai redirecionar para a tela ‘Adicionar situação de vendas’ onde será realizada as configurações da nova situação:
- Insira o ‘Nome’ da situação.
- No campo ‘Lançar Estoque/Financeiro’ escolha uma das opções:
- “Não lança”: A situação não vai movimentar estoque nem financeiro.
- “Lança estoque e financeiro”: A situação gera uma saída de material do estoque e um contas a receber no financeiro.
- “Lança somente estoque”: A situação apenas gera uma saída de material do estoque.
- “Lança somente financeiro”: A situação apenas gera um contas a receber no financeiro.
- No campo ‘Permite edição' selecione se a Venda vinculada com esta situação poderá ser editada ou não.
- Determine se a situação será ‘Padrão’ para todos os novos cadastros de venda.
- Insira no campo ‘Exibir na Listagem’ se a situação permite que a venda seja exibida ou não na listagem de venda.
⚠️ Caso insira NÃO, a venda não será mostrada na lista de vendas e somente será possível encontrá-la realizando uma busca avançada.
- É possível bloquear grupos de usuários, desta forma todo usuário que pertence ao grupo poderá inserir esta situação na venda, mas não poderá alterar a situação de nenhuma venda que esteja vinculada a esta situação. Clique no botão ‘+Bloquear Grupo’.
5. Finalize clicando no botão de ‘Cadastrar’.
6. Após cadastrar a situação de venda, é possível gerenciá-la:
- O sistema permite alterar ou excluir uma situação cadastrada, selecionando uma das opções na coluna ‘Ações’:
Pronto!
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